Por onde andei.




Desde cedo, gostava de fazer trabalhos manuais.
No começo era passatempo de pré-adolescente, bordados em talagarça, mas logo aprendi a pintar em tecido, e qualquer coisa que caía em minhas mãos, era rapidamente transformado.
As bijuterias logo vieram fazer parte de meu aprendizado e em seguida
ainda na adolescência, minha curiosidade de repente virou fonte de renda.
Entrei em contato com o couro, madeira, metal, e assim o artesanato entrou de vez na minha historia.
Logo ingressei para o mercado formal de trabalho, infelizmente fora da área artística... Mas nunca deixei de ser curiosa e dedicava minhas horas de folga, para pesquisar e fazer uso das pesquisas confeccionando peças para uso próprio, o que sempre rendia encomendas de amigos e familiares.
Quadros (com suporte em Madeira) trabalhados em pirografia, almofadas e chaveiros de couro, caixas de madeira com apliques, pintura de camisetas... Mas logo eu quis mais.
Telas, miniaturas em epóxi, objetos de decoração, lembrancinha de casamento, aniversários e tantas outras coisas.
O tempo passou, os filhos vieram e com eles mais criatividade... Usava tudo o que sabia e um pouco mais de pesquisas e experimentos e... lá estava eu fazendo decoração para festas infantis.
Novos aprendizados, e mais curiosidade me trouxeram a confecção de bonecas de pano com rosto de cerâmica pintada à mão. Apanhei um pouco na confecção das roupinhas, mas as encomendas logo vieram e as dificuldades foram superadas com o desafio de criar peças novas.
Então uma variação das bonecas me atraiu e me atirei de cabeça, era a vez de pequenos saches com a cabeça de boneca de cerâmica. Tamanhos, modelos, cores, experimentos...
Velas, sabonetes artesanais, sisal, pintura a frio em cerâmica e tudo mais que somava conhecimento, se misturava automaticamente a minha vida.
Ingressei então em um curso de Estudos de Linguagens Teatrais, e se faltava algo para que eu fosse irreversivelmente contaminada pela arte, o Teatro proporcionou isso. Passei a atuar e logo estava também engajada na confecção de cenário e objetos de cena.
O tempo passou e me faltava algo. Não havia feito a faculdade.
O sonho tão adiado se tornou realidade e lá fui eu mais uma vez A p r e n d e r!
Durante o curso a criatividade a mil por hora, novas técnicas me eram apresentadas e eu não podia deixar de aproveitar cada gota desse elixir de  vida. A Arte.
Vieram as esculturas, as telas mais elaboradas... mas o mais importante, o conhecimento e contato com técnicas e referências artísticas.
Fui então, trabalhar como professora de artes em projetos sociais.
Outra fase me faria revisitar tudo o que havia aprendido durante meu caminhar pela vida.
Trabalhar para uma artista que já estava estabelecida no ramo de cerâmica, foi um desafio que me acrescentou não só conhecimento, mas também agilidade.
Logo estava de volta ao teatro, entre confecção e restauros de objetos de cena e produção.
E aqui estou eu novamente, com minhas bonecas, pesquisas, experimentos e paixão.
Através de estudos (que nunca param) ou através das artes, nos vemos por aí!

Tuca Tomaz