segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Matrioshkas!

Tenho uma lembrança que é muito forte em minha mente.

Eu devia ter uns seis anos de idade e fui com minha avó até a casa de sua patroa, entregar as roupas passadas.

Já no quarto da menina da casa, Alice, enquanto minha avó pendurava as roupas, eu sentei no banco do piano, para esperar, quietinha e fascinada com o lindo quarto. Em cima do piano havia uma bonequinha, que me encarava com doçura... Fiquei meio que hipnotizada.

Alice entrou no quarto, me cumprimentou e lógico, imediatamente percebeu meu encanto pela bonequinha de bochechas rosadas, perguntando-me em seguida –“Quer ver?”
Acenei que sim com a cabeça.

Ela então pegou a bonequinha e abriu, dentro dela havia outra bonequinha, meu encanto dobrou, fiquei maravilhada!



Então, ela pegou a segunda boneca e abriu, lá estava outra. E assim prosseguiu até que a quarta boneca foi aberta surgindo então uma minúscula bonequinha.

Uma sementinha de paixão que agora reproduzo.

Apaixone-se também!

4 comentários:

  1. Dez anos se passaram e sua arte foi dedicada ao mundo coorporativo em meio a produções cinematográficas, cenografias, produções teatrais e relações diversas com o artesanato de todo o Brasil.

    Menina-mulher, cativa em seu espírito um ar de curiosidade, experimentação e humildade, como se nunca permitisse que seu vasto conhecimento fosse maior ou melhor do que qualquer um a sua volta.

    Quando nos fita com seus olhos negros enormes por cima do óculos parece enxergar melhor sem eles ! E sinto que ela enxerga mesmo além do que vemos ou imaginamos, como se tivesse o poder de ver o que vai acontecer e projeta estas imagens em suas propostas que normalmente dão origem a diversos outros trabalhos que vemos por aí.

    Ela mira sua alma e consegue perceber cada detalhe do que somos ou do que queremos em poucos minutos, este instinto vem se aprimorando durante os últimos 30 anos, traçado de forma sucinta, quase que a sombra de seu tempo, afim de não chamar a atenção, tantos foram os artistas que foram beneficiados por seus auxílios.

    Transvanguardista por natureza, por palavras, traços ou pinceladas é através de sua arte em pequenos detalhes que captamos quase que imperceptivelmente o seu discurso, concreto, direto e puro.

    Hoje nos convida a participar desta nova empreitada que junta suas lembranças de infância, com seu lado cultural apoiado pelo Sr. Manuel, papai Português.
    Se orgulha de seu lado folclórico, ela nos mostra uma arte recheada de cores e traços fortes, essências estas que todo brasileiro tem por conta de sua colonização e sincretismos, religiosos e culturais.

    E através de uma arte Japonesa, eternizada pela Rússia, com cores da Bahia e de São Paulo, barrocamente, sincretiza, subverte e projeta, passado e futuro com toda sua brasilidade, colocando-se como um farol iluminador finalmente nos deixando ver toda sua alma !

    Charles Lima

    ResponderExcluir
  2. A beleza delicada de cada pincelada de cada traço de sua criatividade trás nas bonecas originarias do Japão enfatizadas na Russia o seu lado brasileiro de ser, de cores vibrantes e harmonia entre si.

    Fascinante como um amor de pequena não fora esquecido muito menos deixado de lado, um exemplo de pessoa e de artesã.

    Torço muito por você e por sua arte que continue fazendo o seu melhor e buscando sempre melhorar a cada dia.

    Felipe" Emple

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, trabalho lindoooooo! Inspiração poderosa. Há muito que aprender com essas bonecas que se abrem ao infinito... já pensou nisso?

    ResponderExcluir
  4. Lindo, muito lindo, parabéns, quero ver isso pessoalmente e levar algo para mim e ter você comigo... bjs grandes.. ranieri

    ResponderExcluir